A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo por volta de 2000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo- uropeia, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracterizava a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. Sobre a História da Grécia, é correto afirmar:
I- O estudo do chamado Período Homérico fundamenta-se na Ilíada e na Odisseia, que descrevem, respectivamente, as viagens de retorno de Ulisses ao reino de Ítaca após a Guerra de Troia, e a guerra travada entre os gregos contra Troia.
II- As cidades-estado da Grécia antiga possuíam total autonomia, isto é, tomavam decisões soberanas no interior de suas fronteiras.
III- Havia solidariedade econômica entre as cidades-estado da Grécia, mas não possuíam princípios religiosos comuns.
IV- Os principais poderes na organização política de Atenas eram, respectivamente, o Legislativo, que ficava a cargo da Assembleia dos Cidadãos (Eclésia), o Judiciário e o Executivo.
V- A segunda Diáspora Grega foi provocada por fatores socioeconômicos e políticos, tais como o crescimento populacional da Grécia, a escassez de terras cultiváveis e as rivalidades internas das cidades-estado.
São CORRETAS apenas as afirmações: