A respeito do clima de monções no subcontinente indiano, considere as figuras abaixo.


Com base nas figuras acima, analise as seguintes asserções.
I. A Figura A indica o deslocamento dos ventos de monção no sentido oceano-continente, devido à formação de uma baixa pressão atmosférica continental, ocasionando chuvas abundantes durante o verão (junho a setembro). A Figura B representa o oposto, isto é, o deslocamento dos ventos de monção ocorre no sentido continente-oceano, devido à alta pressão continental, o que gera o período seco no inverno (dezembro a março).
II. Os deslocamentos dos ventos de monção contemplados nas Figuras A e B não estão necessariamente associados a uma condição de aquecimento desigual entre a massa de terra e o oceano ao longo do ano, uma vez que o padrão de circulação dos ventos é influenciado pela latitude, cobertura vegetal, correntes marítimas, continentalidade e maritimidade, elevação topográfica, direção e velocidade dos ventos.
III. A Figura A representa o deslocamento dos ventos de monção durante o verão (junho a setembro), em virtude do fato de que metade do subcontinente indiano se situa, no hemisfério sul, onde os ventos alísios sopram do Trópico de Capricórnio em direção à Linha do Equador. A Figura B demonstra o oposto, pois durante o inverno (dezembro a março) os ventos alísios sopram da Linha do Equador em direção ao Trópico de Capricórnio.
IV. Os ventos de monção, apresentados nas Figuras A e B, são regionais e fazem parte do padrão de circulação atmosférica secundário da Terra, cuja direção está associada a sistemas que envolvem alta e baixa pressões migratórias, ou seja, atuam conforme a sazonalidade climática (características de determinados períodos do ano).
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.