
Os cloroplastos e mitocôndrias são organelas presentes nos seres eucariotos. Ambas são formadas por duas membranas (MI=membrana Interna, ME=Membrana Externa), uma matriz e DNA ( ), sendo que os cloroplastos apresentam um sistema de membranas internas, os tilacóides (T).
O esquema acima representa resumidamente o metabolismo energético, envolvendo duas organelas, a mitocôndria e o cloroplasto. As reações que ocorrem nessas organelas estão representadas por letras maiúsculas (A, B, C) e minúsculas (a, b), enquanto que os produtos dessas reações estão representados por números.
Para compreender o esquema, é necessário substituir as letras pelos nomes das reações e os números pelos produtos dessas reações.
Atenção! Como mostra o esquema, um mesmo produto pode aparecer nas duas organelas e/ou pode ser produzido por uma e utilizado pela outra organela.
A partir do esquema e de seus conhecimentos, analise as afirmativas abaixo.
I. Tanto as letras B quanto b representam um ciclo de reações. No ciclo B, o resultado final é a formação de compostos orgânicos (4) a partir de CO2 (9) e de elementos oriundos do ciclo A (2 e 3). Os compostos orgânicos são processados (5, 6), e o piruvato (6) é utilizado no ciclo b, para a produção de ATP (2), CO2 (9) e de elementos (7 e 8) para a cadeia transportadora de elétrons (a).
II. Os animais não possuem cloroplastos, necessitando alimentar-se para produzir a energia (ATP) que é utilizada no metabolismo celular. As plantas, por sua vez, não possuem mitocôndrias, pois toda a sua energia provém dos cloroplastos; por isso, elas são chamadas de autotróficas (auto= próprio, trófico= alimento), ou seja, produzem seu próprio alimento.
III. Lynn Margulis propôs a teoria simbiótica para explicar a origem das mitocôndrias e dos cloroplastos nos eucariotos. Essa teoria considera que as mitocôndrias e os cloroplastos eram, respectivamente, bactérias e cianobactérias, de vida livre, que foram fagocitadas por eucariotos e passaram a viver em simbiose com eles. Algumas das evidências que reforçam essa teoria são: a semelhança da membrana interna dessas organelas com a membrana plasmática dos procariotos e a presença de DNA. Os cloroplastos e mitocôndrias são as únicas organelas, com exceção do núcleo, que possuem DNA próprio, muito semelhante ao DNA dos seres procariotos.
IV. A letra A representa a fase clara da fotossíntese, que é denominada assim por utilizar luz solar. A energia luminosa é transformada em ATP (2), e, com a quebra do CO2, é liberado o oxigênio (1) pelos cloroplastos, o qual será utilizado pelas mitocôndrias.
V. Tanto a letra A quanto a são sistemas que contêm uma cadeia transportadora de elétrons. Ambas as cadeias produzem ATP, porém somente a cadeia a utiliza oxigênio para receber os elétrons no final.
Estão CORRETAS