O código aeroportuário IATA é uma sigla composta por três letras, utilizada para designar os aeroportos em todo o mundo. É definido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (em inglês: International Air Transport Association — IATA), que tem sede em Toronto, no Canadá.
Os caracteres destacadamente mostrados nas etiquetas de bagagens anexadas nos balcões de check-in, são um exemplo da utilização de tais códigos. Porém, a maioria dos países utiliza em seus respectivos aeroportos outra designação, denominada de código ICAO, que é um código composto por quatro letras.
As siglas podem remeter ao nome do aeroporto ou sua localização, como CDG, para o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, ou LIS, para o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, porém, não há a obrigatoriedade da sigla conter as letras ou uma sequência que lembre tais características. Por isso, as 26 letras da língua portuguesa podem ser utilizadas em ambos os códigos.
Considerando as características de cada sistema, quantos códigos a mais o código ICAO produz em relação ao número de códigos possíveis no sistema IATA?