Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2009
1ª Fase
colonia-brasileira804f41327f
A colônia brasileira, segundo PRADO JR., foi marcada pela organização das grandes propriedades açucareiras. “O seu elemento central é o 'engenho', isto é, a fábrica onde se reúnem as instalações para a manipulação da cana e o preparo do açúcar. O nome engenho estendeu-se depois da fábrica para o conjunto da propriedade com suas terras e culturas: 'engenho' e 'propriedade' canavieira se tornaram sinônimos.” (PRADO JR., Caio. História Econômica. São Paulo: Brasiliense, 1976, p.37). 

Sobre essa organização, assinale a afirmação INCORRETA. 
A
O engenho é um estabelecimento complexo, compreendendo numerosas construções e aparelhos mecânicos como: a moenda, a caldeira, a casa de purgar, a casa-grande e a senzala.
B
Entre o século XVI até meados do século XVII, a colônia brasileira foi a maior produtora mundial de açúcar; somente a partir de então começaram a aparecer os concorrentes da América Central e Antilhas.
C
Nos engenhos estabelecidos na Bahia, os trabalhadores livres eram abundantes, exercendo várias funções nas atividades de produção.
D
Antonil, em seu livro Cultura e opulência do Brasil, escrito em princípio do séc. XVII, fez uma minuciosa descrição dos engenhos de açúcar na Bahia, pondo em evidência que a autoridade dos senhores de engenho se impunha às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
E
Os lavradores livres, proprietários das terras que ocupavam, embora estivessem socialmente abaixo dos senhores de engenho, não eram pequenos produtores da categoria de camponeses, pois eram possuidores de escravos.