A colonização também passa a responder a uma missão civilizadora perante o mundo. Desse modo, a França, pátria do Iluminismo e dos direitos humanos, teria obrigações para com as “raças inferiores”. Afinal de contas. A França não aboliu a escravidão em 1848, depois da Inglaterra, que o fizera em 1833? É um dos paradoxos dessa segunda era: as mesmas sociedades em que predomina o discurso liberal vão se lançar, na segunda metade do século XIX, à construção de grandes impérios coloniais.
FERRO, Marc. A colonização explicada a todos. São Paulo: Ed. Unesp, 2015. p. 57
A respeito da formação dos Impérios coloniais dos séculos XIX, considere as seguintes afirmativas:
1. Foi uma forma de conservação das práticas mercantilistas empreendidas por potências econômicas nos continentes africano e asiático desde o século XVI.
2. Trata-se de um momento em que Estados industrializados, sobretudo europeus, lançam-seem uma corrida por zonas de dominação ou influência no mundo.
3. Em todo o território africano, a aquisição de zonas de influência pressupôs a dominação militar e a deposição das elites locais, substituídas por funcionários coloniais.
4. A política imperialista tem como objetivo a busca por matérias-primas, fontes de energia e novos mercados consumidoresfora do continente europeu.
Assinale a alternativa correta