No combate à deficência da vitamina C, é usado o ácido ascórbico (C₆H₈O₆), que é encontrado em muitas frutas e desempenha também importante papel como antioxidante. A concentração de ácido ascórbico em uma determinada amostra pode ser obtida usando-se a técnica da titulação através da reação desse com uma solução de iodo molecular (I2), segundo reação abaixo:

C₆H₈O₆ (aq) + I2 (aq) à C₆H₆O₆ (aq) + 2 HI (aq).
a) Sabendo-se que um determinado produto comercial, na forma de comprimido, apresenta 500 mg de ácido ascórbico em sua composição, qual é a concentração, em mol/L, da solução formada quando esse comprimido é dissolvido em um copo com 300 mL de água?
b) Escreva a semirreação de transformação do iodo molecular em íon iodeto. Qual é o tipo de interação intermolecular existente entre as moléculas de iodo?
c) Duas amostras de 25 mL de sucos industrializados foram analisadas por titulação. A de laranja gastou 0,5 mL e a de maracujá 0,6 mL de iodo. Considerando-se que, para 50 mg de vitamina C, foram gastos 7,22 mL de solução de iodo, calcule a concentração de ácido ascórbico, em mol/L, na amostra mais rica em vitamina C.
d) A molécula da vitamina C possui a fórmula estrutural plana conforme figura ao lado e apresenta atividade óptica. É uma das vitaminas hidrossolúveis, ou seja, o organismo usa a quantidade de que necessita e elimina o excesso pela urina. Por isso, é importante fazer a reposição diariamente. Determine o número de carbonos assimétricos presentes na molécula. Explique por que a vitamina C é solúvel em água.
