Questão
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP
2019
1ª Fase
composto-organico-1170531603d3
Discursiva
O composto orgânico 1-fenil-2-aminopropano, uma anfetamina, é constituído por moléculas assimétricas que formam dois isômeros ópticos, sendo que um deles atua como um fármaco de ação estimulante sobre o sistema nervoso central e o outro não. A escolha dos reagentes utilizados na síntese de fármacos assimétricos ou quirais, como essa anfetamina, deve levar em consideração que um dos isômeros ópticos não produz o efeito esperado como fármaco, ou apresenta efeitos indesejáveis no organismo. O desenvolvimento de métodos de síntese usando catalisadores quirais, que permitem obter apenas o isômero de interesse, conferiu o Prêmio Nobel de Química, em 2001, aos químicos William S. Knowles, K. Barry Sharpless e Ryoji Noyori.

Peruzzo, F. M., Canto, E. L. Química na abordagem do cotidiano. Vol. Único. 3.ed. São Paulo. Moderna, 2007. p. 634. Adaptado.

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre estrutura de compostos orgânicos e isomeria,

⇒ represente a fórmula estrutural do composto orgânico 1-fenil-2-aminoproprano e identifique o carbono assimétrico existente na estrutura química desse fármaco, justificando a resposta.