Os compostos orgânicos são constituídos princi- palmente por apenas um pequeno número de átomos: carbono (cujo símbolo químico é C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Outros elementos podem também estar presentes neles, por exemplo, bromo (Br), cloro (Cl), flúor (F), iodo (I), fósforo (P) e enxofre (S). Neste livro, as estruturas são geralmente representadas no intuito de ilustrar diferenças ou semelhanças entre compostos; quase sempre, só é necessário olhar para o desenho. Por exemplo, as estruturas abaixo representam substâncias encontradas nos feromônios produzidos pelas abelhas.


É uma diferença muito pequena, mas seria de extrema importância caso você fosse uma abelha-doméstica. Entre as abelhas, só as rainhas produzem a primeira molécula. As abelhas são capazes de reconhecer a diferença entre ela e a segunda molécula, que é produzida pelas operárias. Nós podemos distinguir entre abelhas operárias e rainhas por sua aparência, mas, entre si, elas usam uma sinalização química para perceber a diferença. Poderíamos dizer que veem por meio da química.
Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfmx0AD/os- botoes-napoleao-as-17-moleculas-que-mudaram-a-historia-penny-le-couter. Acesso em: 24 de fevereiro de 2016.
Sobre a comunicação das abelhas, depreende-se que a sutil diferença entre as substâncias produzidas pela abelha rainha e a abelha operária é um caso de