Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2003
1ª Fase
comunicaca-que12950be5761
A comunicação que estabelecemos com o mundo exterior é uma extensão do que ocorre no interior de nosso corpo. O sistema nervoso é um eficiente sistema de integração corporal que pode ser comparado a uma rede telefônica em que as mensagens são pulsos elétricos que viajam rapidamente através de cabos transmissores, os nervos, estabelecendo a comunicação entre as partes do corpo e uma “estação central”, o encéfalo e a medula espinhal. 

O impulso nervoso ocorre através da despolarização e repolarização provocadas pela entrada e saída de Na⁺ e K⁺ nas células nervosas. 

Cientistas calcularam que a velocidade de propagação do impulso nervoso, em certos neurônios, pode atingir até 720 km/h. 

(AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Conceitos de Biologia. SP: Ed. Moderna, 2001). 



Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que
A
a propagação de um impulso nervoso pode atingir a velocidade de 220 m/s e ocorre do dendrito de um neurônio para o axônio de outro, através da sinapse nervosa, processo mediado por neurotransmissores.
B
o encéfalo recebe todas as informações do corpo e as conduz à medula espinhal, sendo que a bainha de mielina atua neste sistema como um isolante elétrico, podendo a propagação do impulso nervoso atingir 259,2 m/s.
C
a propagação de um impulso nervoso do axônio de um neurônio para o dendrito de outro ocorre através do fluxo ordenado de elétrons livres pela célula nervosa. 
D
as células de Schwann formam a bainha de mielina, estrutura que reveste os axônios e funciona como condutora elétrica, e a propagação do impulso nervoso pode atingir 259,2 m/s. 
E
a rápida propagação dos impulsos elétricos, que podem atingir a velocidade de 200 m/s, é facilitada pela presença da bainha de mielina, que permite o fluxo ordenado de íons.
F
I.R.