Questão
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2025
2ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
comunicado-publico-2917495571791
Em um comunicado público de 29 de outubro de 2024, a ILGA – Associação Internacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais – informa que seu Comitê Mundial, reunido em Nova York, resolveu retirar de pauta da próxima Conferência Mundial, a realizar-se na África do Sul, a proposta da Associação Israelense de sediar a Conferência seguinte em Telavive, capital do Estado de Israel, com a seguinte justificativa:

“A decisão foi tomada para garantir que defendamos totalmente o respeito universal pelos direitos humanos, a representação igualitária e a eliminação de barreiras à participação de todos os membros – inclusive em nossas conferências. [...] Reconhecemos a experiência histórica do apartheid e do colonialismo na África do Sul: até mesmo a possibilidade de votar sobre tal candidatura em seu país de origem estaria em desacordo com nossa solidariedade inequívoca ao povo palestino”.

ILGA. ILGA World position on the Tel Aviv bid for the 2026/2027 World Conference. In: Ilga World. Disponível em: https://ilga.org/news/ilga-world-tel-aviv-conference-bid-removed/. Acesso em 6 nov. 2024.

Em termos conceituais, a justificativa da ILGA para sua decisão expressa sua concepção
A
da universalidade, da indivisibilidade, da interdependência e da inter-relação de todos os direitos humanos.
B
de que as questões relativas às identidades e orientações sexuais devem ser resguardadas dos conflitos armados.
C
das dificuldades materiais, logísticas e organizacionais para a realização de uma Conferência durante a guerra.
D
de neutralidade diante de um conflito entre interesses que não dizem respeitos aos direitos de LGBTQIA+.