Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2008
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
concentraca-terras5280d9649b
A concentração de terras no Brasil é uma das mais acentuadas do mundo: cerca de 2% das propriedades rurais do país concentram mais da metade da área produtiva do país. Esse fato faz com que a questão agrária seja um problema no campo.

Sobre a questão agrária, no Brasil, é correto afirmar que
A
o êxodo rural tem sido evitado pela manutenção das condições de sobrevivência no campo, impedindo que grande contingente de trabalhadores rurais invada as cidades.
B
o país nunca efetivou uma reforma agrária real, motivo pelo qual é comum observarmos famílias de sem-terra acampadas à beira de rodovias, invasões de fazendas e de edifícios públicos e protestos contra a demora em desapropriações e assentamentos.
C
a concentração de terras é um problema histórico e está ligado à promulgação do Estatuto da Terra ainda no Império, um dos poucos instrumentos que permitia o acesso dos trabalhadores rurais à terra.
D
a Lei de Terras, apoiada pelos militares ainda em 1964, realizou a reforma agrária e o desenvolvimento agrícola do país, estabelecendo critérios técnicos para a caracterização de terras improdutivas e sua desapropriação.
E
o sucesso do agronegócio brasileiro, baseado nas grandes produtoras de monoculturas, tem sido um aliado na diminuição da concentração fundiária, pois amplia em muito a fronteira agrícola do país.
F
I.R.