Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2015
Fase Única
concentracoes-diversas83933a752e
As concentrações de diversas substâncias no líquido intracelular (LIC) são totalmente diferentes do que no líquido extracelular (LEC). Para que ocorra o equilíbrio iônico entre o LIC e o LEC são necessários diversos sistemas de transporte através da membrana plasmática. Um tipo de transporte ativo que permite a manutenção da concentração diferencial de íons potássio e sódio na célula é chamado de Bomba de Sódio-Potássio.
Sobre as concentrações do LIC e LEC e os mecanismos de transporte através da célula, é correto afirmar que
A
o glicocálix existente na superfície da membrana plasmática atua no deslocamento de íons sódio e potássio, sendo que no LEC a concentração hidrogeniônica é maior que no LIC.
B
a bomba de sódio e potássio, na membrana plasmática, atua transportando íons sódio para fora da célula e íons potássio para dentro com gasto de energia.
C
o ânion bicarbonato tem concentração maior que o ânion cloreto no LEC, o que estimula o funcionamento da bomba de sódio-potássio na superfície da membrana plasmática.
D
a concentração de íons sódio no LEC é menor que no LIC e, por esse motivo, as proteínas presentes na membrana plasmática são estimuladas a funcionar como uma “bomba" destes íons.
E
a soma das concentrações dos íons sódio e potássio no LIC e no LEC são exatamente iguais; Esses íons atravessam a membrana plasmática por osmose e com o auxílio de proteínas existentes no glicocálix.
F
I.R.