O concílio de Nicéia foi convocado em 325, sob os cuidados do imperador Constantino. Em foco estavam as teorias de Ário, denominadas Arianismo e consideradas heréticas por inúmeros seguidores do Cristianismo. Sobre essa questão é correto assinalar:
Questão
Centro Universitário do Pará - CESUPA
2009
Fase Única
concilio-Niceia-foi394c2527ab
A
a partir das determinações do concílio, o arianismo desapareceu dos domínios romanos, ou seja, os povos “bárbaros” em geral, acataram o credo de Nicéia o que resultou na destruição de templos e escritos arianos.
B
o credo de Nicéia afirmou a perfeita igualdade entre o Verbo e o Pai, ou seja, a crença em Jesus Cristo como Filho de Deus, nascido da substância do Pai (consubstancialidade), possuidor de natureza divina e no Espírito Santo
C
o concílio de Nicéia realizou uma composição entre as teorias de Ário e as proposições do Cristianismo primitivo. Assim sendo, foi confirmado que Deus Pai teria a natureza divina e Jesus Cristo possuiria a natureza humana, especificamente.
D
o concílio de Nicéia optou por tolerar o arianismo devido ao elevado número de seguidores dessa religião nos reinos “bárbaros” - vizinhos dos domínios romanos - com o propósito de garantir a coexistência pacífica das populações.