A condição social dos hilotas espartanos era a de escravos do Estado, fato que os particularizava em comparação com os escravos privados dos proprietários de terras em outras cidades-estado gregas. Com a tendente militarização da sociedade espartana, a partir do século VII a.C, a formação guerreira dos jovens soldados espartanos estimulou uma alteração no papel social desempenhado pelos hilotas. Com isso, afirma-se que:
Questão
Universidade do Estado do Pará - UEPA
2013
Fase Única
condica-social-hilotas72a6b1fcd1
A
a condição produtiva de hilotas e periecos tornou-se indistinta, como força de trabalho devotada ao suprimento de recursos para o treinamento militar.
B
foi adotada uma política de inserção de hilotas nas forças militares, como subordinados dos jovens espartanos, atuando como seus auxiliares nas guerras.
C
foi praticada uma política de extermínio total de hilotas, usados no treinamento dos jovens soldados como alvos indefesos.
D
os jovens soldados espartanos foram inseridos nas atividades produtivas dos hilotas, de modo a habilitá-los à auto-suficiência nas guerras.
E
houve intensificação da exploração da mão de obra escrava hilota, voltada para suprir as necessidades econômicas e os recursos materiais no treinamento militar.