O conhecimento da estrutura geológica do planeta Terra e a dinâmica de formação da superfície terrestre são fundamentais para compreensão das características naturais atuais e sua distribuição espacial. Esse conhecimento auxilia o entendimento da correlação existente entre fenômenos naturais, aparentemente muito distantes espacialmente, e sua cronologia de desenvolvimento. Considerando essas informações, analise as figuras a seguir.


Considere as afirmações a seguir.
I - A figura 1 corresponde à Era Paleozóica, está associada ao período Permiano e demonstra a configuração da superfície terrestre há mais de 250 milhões de anos.
II. - As figuras 2, 3 e 4 correspondem ao período Mesozóico, respectivamente ao Triássico, Jurássico e Cretáceo, estando entre 200 e 65 milhões de anos.
III. - As figuras correlacionam-se com a teoria denominada deriva continental e demonstram o processo de evolução da superfície terrestre a partir do tempo geológico.A figura 1 associa-se ao Paleozóico, as figuras 2, 3 e 4 correspondem ao Mesozóico, e a de número 5, à Era Cenozóica.
IV. Afigura 5 corresponde ao período Quaternário; nele estão registrados os impactos ambientais negativos decorrentes de ações antrópicas.
Assinale a alternativa correta.