Questão
Sprint ENEM
2021
Fase Única
construca-hidreletrica139d46a2bc0
A construção da hidrelétrica de Belo Monte em Altamira (PA) triplicou as emissões de gases de efeito estufa no local em que hoje se encontra o reservatório da usina. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista Science Advances por um grupo internacional de pesquisadores. No estudo, foram medidas as emissões em diferentes pontos da usina antes, durante e depois de sua construção. O estudo levou cerca de dez anos para ser concluído.

Disponível em: https://agencia.fapesp.br/reservatorio-de-belo-monte-triplicou-emissao-local-de-gases-de-efeito-estufa/36391/. Acesso em 08 ago. 2021.

O estudo apresentado vai contra a premissa de que usinas hidrelétricas geram energia com baixas emissões de gases e a um custo menor que outras fontes renováveis, especialmente quando consideradas aquelas presentes em regiões tropicais, como é o caso das usinas da Amazônia.

Podemos afirmar que as emissões de gases do efeito estufa por essas usinas estão relacionadas com
A
a degradação de material orgânico no fundo do reservatório ou carregado pela drenagem do rio diante das elevadas temperaturas, o que não ocorre em usinas hidrelétricas de regiões boreais e temperadas.
B
as elevadas temperaturas durante todo o ano, que permitem atividade fotossintética constante e liberação de grandes quantidades de gás carbônico no processo, um gás do efeito estufa.
C
a intensa atividade microbiana de degradação da matéria orgânica retida no fundo dos reservatórios.
D
a intensa produção de gás metano por bactérias e algas, gás especialmente relacionado com a produção de clorofluorcarbonetos, que aumentam o buraco da camada de ozônio.
E
a intensa atividade microbiana fotossintética, que aumenta o sequestro de carbono e, portanto, sua concentração na atmosfera.