Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
contribuica-Kant-172411040797ab3
A contribuição de Kant (1724-1804) para a teoria do conhecimento passa pela distinção da sensibilidade e suas formas constitutivas, o espaço e o tempo, mas também por ter mostrado que a representação sensível não é o mesmo que o conhecimento objetivo, o qual se consuma mediante o entendimento categoricamente estruturado, aplicado ao que lhe entrega a sensibilidade. As formas da sensibilidade e as categorias do entendimento constituem, assim, a finitude intrínseca ao conhecimento que nos caracteriza. Deus e a imortalidade da alma, por exemplo, deixam de ser conhecimentos possíveis; do ponto de vista do criticismo kantiano, trata-se de ideias reguladoras, não de entes e características efetivamente existentes.

Assinale a alternativa correta:
A
A concepção kantiana da estrita esfera do conhecimento exclui do campo dos objetos cognoscíveis o que não se enquadre nas delimitações da sensibilidade e do entendimento.
B
O criticismo kantiano permanece dependente da religião revelada, por meio das formas da sensibilidade e das categorias do entendimento.
C
A filosofia de Kant é uma teoria do conhecimento de índole metafísica não crítica.
D
Ideias reguladoras, como Deus, por exemplo, são, para Kant, seres existentes, que somente podemos conhecer pelas categorias do entendimento, porém excluindo a sensibilidade.
E
A teoria kantiana do conhecimento defende a possibilidade da intuição sensível das ideias reguladoras.