Questão
Simulado UNESP
2022
1ª Fase
contribuica-flamengos1077be5b422
A contribuição dos flamengos – particularmente dos holandeses – para a grande expansão do mercado do açúcar na segunda metade do século XVI constitui um fator fundamental do êxito da colonização do Brasil. Especializados no comércio intraeuropeu, grande parte do qual financiavam, os holandeses eram nessa época o único povo que dispunha de suficiente organização comercial para criar um mercado de grandes dimensões para um produto praticamente novo, como era o açúcar.

MELLO, Evaldo Cabral de. Uma questão de nuança. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/dc_4_2.htm>. Acesso em: 07 out. 2021.

Considerando as invasões holandesas no Brasil e seus desdobramentos na dinâmica colonial, é correto afirmar que:
A
a administração de Nassau foi marcada pela tolerância religiosa e pelo impulsionamento da produção açucareira diante de créditos concedidos aos senhores de engenho
B
os domínios holandeses no Brasil estenderam-se por todo o litoral Nordeste, entre 1637 e 1644, sem obter sucesso no crescimento da expansão açucareira
C
os holandeses organizaram uma expedição que atacou a Bahia, principal área açucareira da América portuguesa, onde permaneceram até o fim da União Ibérica.
D
a administração de Maurício de Nassau na Nova Holanda foi criticada pelos senhores de engenho, pois determinou a cobrança das dívidas contraídas pelos grandes proprietários.
E
as primeiras invasões e colônias holandesas formadas no território deram-se ainda no período pré-colonial, motivadas por sua participação no negócio do pau-brasil.