Questão
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2013
Fase Única
contribuica-flamengos94d47c0491
A contribuição dos flamengos − particularmente dos holandeses − para a grande expansão do mercado do açúcar, na segunda metade do século XVI, constitui um fator fundamental do êxito da colonização do Brasil. Especializados no comércio intra-europeu, grande parte do qual financiavam, os holandeses eram nessa época o único povo que dispunha de suficiente organização comercial para criar um mercado de grandes dimensões para um produto praticamente novo, como era o açúcar. 

(Celso Furtado. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1977. p. 10 e 11)

 O texto permite afirmar que para o autor, 
A
as condições favoráveis à produção açucareira na colônia portuguesa foram responsáveis pela criação de amplo mercado para o comércio dos holandeses na Europa.
B
os recursos do engenho voltados à produção de cana-de-açúcar dependiam do preço do açúcar conseguido pelos portugueses e holandeses no mercado internacional.
C
o domínio holandês no Brasil constituiu um episódio central para o sucesso da produção de cana-de-açúcar e a comercialização da produção do açúcar na Europa.
D
os holandeses transformaram a economia açucareira numa atividade agrícola medianamente lucrativa, nas colônias americanas dominadas pela Coroa portuguesa.
E
a associação entre a Coroa portuguesa e os comerciantes holandeses foi fundamental para o desenvolvimento e a consolidação da indústria açucareira no Brasil.