Questão
Universidade Estadual de Goiás - UEG
2008
1ª Fase
controles-hidricos2866f7565f
Os controles hídricos e do conteúdo de sais do organismo são realizados por mecanismos osmorreguladores, dos quais participam estruturas ou órgãos excretores. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar:
A
Os protistas de água doce, como paramécios e amebas, vivem em um meio cuja concentração é menor que a do interior de suas células, o que leva a entrada de água nesses organismos por osmose. A solução para essa situação é a presença dos vacúolos contráteis, os quais recolhem o excesso de água e a descarregam para fora da célula.
B
Os peixes ósseos marinhos, ao contrário dos de água doce, perdem água para o ambiente. Assim, esses peixes ingerem a água do mar, que é aproveitada pelo organismo, sendo o excesso de sais excretado por células especializadas localizadas nas brânquias.
C
Os peixes cartilaginosos marinhos, tais como os tubarões, possuem altos níveis de uréia no sangue, mantendo, assim, a concentração interna de seus corpos aproximadamente igual à da água do mar. Nesse caso, o excesso de sal é excretado pelos rins e, em muitas espécies, por uma glândula retal.
D
Nas halófitas, plantas que conseguem sobreviver em ambientes salinos, observa-se a presença de mecanismos que atuam na manutenção da baixa concentração de sódio dentro das células, excretando por processo passivo o excesso de sal, o que contribui para a regulação hídrica da célula.