Questão
Simulado ENEM
2020
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
coronavirus-China-pode2570aaedb40
O coronavírus da China pode se espalhar com mais facilidade do que era acreditado, de acordo com o Ministro da Saúde da China, Ma Xiaowei. Até o momento, 2.794 pacientes em 13 países foram diagnosticados com o vírus que teve origem em Wuhan, cidade chinesa. Os sintomas são parecidos com os da gripe comum, como febre e dificuldades para respirar. Até o momento, mais de 80 pessoas morreram em razão da doença.

Segundo uma análise realizada pela doutora Natsuko Imai e seus colegas de equipe do Imperial College London, em Londres, com base em dados recolhidos até o dia 18 de janeiro, cada pessoa infectada pelo coronavírus o transmite para 1,5 a 3,5 pessoas – o que mostra que a transmissão do vírus é mais rápida do que esperavam as autoridades de saúde. Utilizando dados semelhantes, que foram coletados até o dia 21 de janeiro, Robin Thompson, da Universidade de Oxford, e seus colegas reportaram que cada pessoa pode transmitir o vírus para no mínimo 3 e no máximo 5 pessoas.

Disponível em: https://exame.abril.com.br/. Acesso em: 27 jan. 2020 (adaptado)

Imagine que um brasileiro vá à China e volte infectado com o coronavírus chinês. Suponha que ele more numa cidade cuja população seja de 78.125 habitantes e que cada pessoa, ao ser infectada, transmita a doença para o número máximo de pessoas de acordo com a pesquisa da Universidade de Oxford. Suponha ainda que cada pessoa infectada transmita o vírus apenas no dia posterior ao contágio e apenas nesse dia. Nessas condições toda a população da cidade será contaminada em
A
8 dias
B
10 dias
C
7 dias
D
11 dias
E
9 dias