O cotidiano dos povos antigos foi marcado por tramas sociais e constituição de espaços em disputas nos diversos campos do saber. Cada povo imprimia suas identidades através de várias artes de fazer (medicina, física, filosofia, caligrafia, matemática, etc), nos rituais, nos entretenimentos e nas descobertas sobre a constituição do universo.
Sobre a história da ciência e da técnica no Mundo Antigo, é certo afirmar que:
I. – O saber médico, no Egito Antigo, destacou-se pelo conhecimento sobre a oftalmologia e o funcionamento das vias respiratórias.
II. – A física chinesa antiga se concentrava no crescimento e na diminuição mútua de duas forças, Yin e Yang, identificando o universo como possuidor de contínuas mudanças em formas de ondas.
III. – A ciência grega, através da Escola de Mileto, se apropriava da linguagem e dos saberes mitológicos para explicar a formação do Universo e a constituição física da natureza.
IV. – A caligrafia japonesa utiliza, desde a Antiguidade, o Shodo como forma de representação artística, influenciando tanto a escrita sino-coreana quanto a construção da identidade oriental.
V. – A matemática, a partir da invenção do Zero, pelos hindus, possibilitou o desenvolvimento da aritmética e a representação de novas leituras e interpretações sobre os numerais.
Estão corretas: