Questão
Centro Universitário São Lucas - CSL
2018
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
criaca-Estado-Israel2536a47f583
“A criação do Estado de Israel foi oficialmente anunciada em 14 de maio de 1948. A criação de Israel se baseou numa resolução aprovada um ano antes na Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a divisão do então território da Palestina em dois estados: um árabe e um judeu. Na época, a Palestina estava sob administração britânica e era habitada por uma maioria árabe. Por isso, a resolução da ONU, que foi aceita por líderes judeus, acabou sendo recusada pelos governantes dos países árabes vizinhos da Palestina. As discussões diplomáticas ainda estavam quentes quando líderes judeus se apressaram para decretar a independência de Israel em maio de 1948. A resposta árabe foi imediata: no dia seguinte à declaração de independência, Egito, Síria, Líbano e Iraque atacaram o novo país.”

(Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br/historia/como-foi-a-fundacao-de-israel/.)

Em maio deste ano, completaram-se 70 anos da criação do Estado de Israel. Tendo em vista a situação de Israel na atualidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Existem grupos terroristas bastante violentos que não reconhecem a existência do Estado de Israel.

II. Grande parte da população palestina reivindica o controle israelense sobre o território da Faixa de Gaza, afirmando ser abusivo e completamente desrespeitoso aos direitos humanos.

III. O que se percebe nesse conflito é que a sua resolução está longe de acontecer, pois, mesmo com acordos momentâneos de paz, basta uma pequena faísca para reacender novamente as batalhas.

IV. A criação do Estado Palestino, internacionalmente reconhecido por vários países, incluindo o governo brasileiro, colocou fim aos conflitos dessa região.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A
I.
B
II e III.
C
I, II e III.
D
II, III e IV.