Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2024
Fase Única
criaca-tabela263e9392a68
Discursiva
A criação da tabela periódica dos elementos data de meados do século XIX e foi iniciada pelo químico Dmitri Mendeleev. Desde então, novos elementos foram descobertos e a tabela passou por diversas atualizações até chegar ao formato conhecido atualmente, com os elementos arranjados em “grupos” (colunas) e “períodos” (linhas). Sobre os elementos químicos e suas propriedades, é correto afirmar que:

01. os metais, que são constituintes de itens cotidianos que incluem desde panelas até aviões, encontram-se concentrados nos dois últimos grupos da tabela periódica e são conhecidos por sua baixa estabilidade térmica.

02. embora a maioria dos metais da tabela periódica esteja no estado líquido à temperatura ambiente, a conversão para o estado sólido, conhecida como “fusão”, é possível por meio do aumento da temperatura do metal.

04. diversos elementos da tabela periódica são classificados como sintéticos, ou seja, não são encontrados na natureza, mas podem ser produzidos por reações nucleares em laboratório.

08. o cálcio, que é um importante constituinte de ossos e dentes, é classificado como não metal e, por isso, solúvel em meios alcalinos, o que justifica a recomendação de evitar a ingestão de açúcares pelos seres humanos.

16. os gases nobres, que constituem o grupo 18 da tabela periódica, são conhecidos pela elevada reatividade, o que os torna essenciais nos processos metabólicos do corpo humano.

32. a molécula de oxigênio, que é essencial à vida humana, é formada por átomos de um não metal que se unem por meio de ligações covalentes.

64. a distribuição em grupos dos elementos na tabela periódica é feita com base na semelhança de estado físico e na ordem crescente de número de massa.