Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2020
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
crise-global67b79d1494
A crise global desencadeada pela COVID-19 não é apenas sanitária, também é geopolítica. Internamente, ela evidencia um processo de fortalecimento do Estado-Nação como agente centralizador de respostas para a saúde pública e a segurança. Externamente, ela expõe a dinâmica geopolítica que sustenta o posicionamento de cada país no atual cenário internacional.

As afirmações a seguir descrevem corretamente as principais respostas geopolíticas à pandemia, à exceção de uma. Assinale-a.
A
O unilateralismo e o protecionismo dos Estados Unidos manifestaram-se no fechamento de suas fronteiras em relação à China e à União Europeia e nas sanções contra o Irã e a Venezuela. 
B
A confiança nas organizações intergovernamentais e a adoção de soluções conjuntas marcaram a posição da União Europeia, que continuou respeitando o Acordo de Schengen. 
C
A política de potência da Rússia ficou evidente no fechamento de suas fronteiras e na guerra de preços do petróleo conduzida contra a Arábia Saudita e a OPEP, a fim de assumir o espaço de outros exportadores.
D
O recurso ao soft power foi a resposta da China, que utilizou a Nova Rota da Seda para enviar ajuda sanitária a países afetados pela pandemia e, assim, reverter a imagem negativa que a associava à origem da doença. 
E
A defesa prioritária da economia, posição inicialmente assumida pelo Reino Unido, foi um fator determinante na adoção da estratégia de “imunidade de grupo”.