Questão
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
2011
Fase Única
crise-oligarquia22c7734a87
A crise da oligarquia no Brasil, na década de 1920, refletiu as transformações que ocorriam na sociedade brasileira e que se manifestavam:
A
no descontentamento dos militares, que exigiam maior participação no poder político da República e eram aliados dos pequenos proprietários de terra, e no crescimento urbano-industrial do país.
B
no esgotamento da hegemonia da cafeicultura, na ascensão da classe média, no descontentamento da jovem oficialidade militar e das oligarquias menores com o predomínio dos latifundiários de Minas e São Paulo.
C
na insatisfação política das oligarquias estaduais em vista das propostas de reforma agrária apresentadas pelos proprietários das grandes fazendas de café do Sul do pais, e no crescimento urbano-industrial.
D
na introdução da mão de obra assalariada de migrantes estrangeiros em substituição ao trabalho escravo nas fazendas de café, na insatisfação política das oligarquias estaduais.
E
na insatisfação política das oligarquias estaduais em vista das propostas de mudança nas políticas agrícolas apresentadas pelos proprietários das grandes fazendas de café do Sul do pais e no crescimento urbano-industrial.