Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2018
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
cristianismo-foi166ac751da7
O cristianismo foi difundido nos territórios da Núbia, a partir do século IV, por meio da língua copta, que passou a ser língua- -matriz religiosa de um cristianismo africano, que diferia da versão oficial romana, e depois da versão bizantina. Essa versão do cristianismo que se afirmou ao longo dos séculos num processo intricado de amálgamas entre a doutrina monofisita e os costumes das religiões tradicionais da África negra.

A igreja axumita (e, depois, a igreja etíope) adotou para si o calendário e o rito litúrgico copta, retirado do modelo praticado pelo clero de Alexandria. Havia costumes, como as danças e os tambores, os sacrifícios de cabras e, nos primeiros tempos, a admissão da poligamia. Além disso, havia a distinção entre o consumo de carne pura e impura, a proibição das mulheres de entrarem nos templos no dia seguinte ao que tiveram relações sexuais e a observação do sábado e não do domingo como dia consagrado. 

(José Rivair Macedo. História da África, 2013. Adaptado)

Nessa versão do cristianismo, há
A
uma simpatia pelas práticas religiosas externas e restrições à religiosidade tradicional da África.
B
uma aversão à religiosidade monoteísta de origem oriental, especialmente ao islamismo.
C
a influência do cristianismo primitivo associado ao paganismo do Norte da Europa, que marcava os principais rituais.
D
uma certa antecipação das práticas cristãs presentes nas religiões pós-Reforma, como a ligação direta entre Deus e o fiel.
E
um complexo processo de mistura e ressignificação de uma série de tradições religiosas, caso das africanas e do judaísmo.