O cristianismo se caracteriza por ser uma religião monoteísta e abraâmica. Por volta do ano 313 da nossa era, Constantino Magno (306 - 337) promulgou o Edito de Milão, e o cristianismo passou a ser permitido em todo o Império Romano. No século IV d.C., no ano 384 em função do Edito da Tessalônica, de Teodósio Magno, o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano, e enquanto os cristãos tentavam dominar o mundo, consolidando-se no mundo bizantino, no Oriente Médio, na Arábia, diversos povos se uniram em torno de uma nova religião, o islamismo. A cultura árabe-islâmica, expandia-se por diferentes localidades, entre elas o norte do continente africano e na península Ibérica. A civilização árabe-islâmica surgiu e irradiouse a partir da Península Arábica, situada no sudoeste da Ásia. A região apresenta clima quente e seco, com cerca de 80% de seu território construído por desertos. Acerca da Arábia é CORRETO afirmar:
Questão
Universidade Regional do Cariri - URCA
2022
Fase Única
cristianismo1528fc3f44e
A
Arábia pré-islâmica até o século VI, os vários povos da península arábica manifestavam várias formas de viver e possuíam crenças religiosas politeístas. E Arábia islâmica com a construção do Estado árabe e o profeta Muhammad, Maomé (570 - 632), fundador do islamismo, religião monoteísta, cujos seguidores são chamados muçulmanos.
B
Segundo a tradição islâmica, aos 40 anos de idade, Maomé, Muhammad, "o mais louvado" foi escolhido por Deus para ser o último profeta enviado à humanidade. O Islã mesmo conservando suas antigas crenças e práticas religiosas, forjaram uma identidade cristã para dominarem o reino bizantino.
C
A Arábia não teve unidade política até o século VII Os povos ligavam-se uns aos outros pelos laços de parentesco e por elementos culturais comuns, como falar o mesmo idioma, apesar das variações regionais. Muçulmanos, árabes e islâmicos são a mesma coisa.
D
Eram inimigos os árabes do litoral e os do deserto, sendo os primeiros conhecidos como os povos sedentários que viviam em cidades próximas ao mar Vermelho, como Meca e Yatrib, importantes centros de comércio por onde passavam mercadores. E os árabes do deserto eram seminômades que viviam em torno dos oásis da península e se dedicavam à produção artesanal e criação de animais.
E
Maomé, Muhammad, foi escolhido por Jesus Cristo de Nazaré para ser o último profeta enviado à humanidade. O Islã mesmo conservando suas antigas crenças e práticas religiosas, e inventaram-se genealogias árabes fictícias que acabaram por lhes forjar uma identidade árabe.