O cromo ocorre na natureza em minérios, tais como as cromitas, constituídas por porções variadas de óxidos de cromo, ferro, alumínio e magnésio, além de outros elementos em quantidades mínimas, da ordem de ppm, como vanádio, níquel, zinco titânio, manganês e cobalto. Em função da composição dos óxidos presentes, se distinguem as seguintes espécies minerais mais importantes: a cromita propriamente dita, Cr₂O₃.FeO, a magnesiocromita, (MgFe)Cr₂O₄, a aluminocromita, Fe(CrAl)₂O₄ e a cromopicotita, (MgFe)(CrAl)₂O₄.

A partir da cromita, o cromo metálico pode ser obtido por aquecimento com carvão em forno elétrico, de acordo com a equação química (não balanceada) abaixo:

Por ser um metal resistente aos agentes corrosivos comuns, o cromo é muito empregado em revestimento de peças de outros metais, através de um processo de eletrodeposição, pelo sistema de imersão. Pode-se aplicar um revestimento de cromo em uma peça metálica por imersão dessa peça em um tanque que há uma solução de dicromato de potássio e aplicação de uma corrente elétrica.
a) Indique o estado de oxidação do Cr na cromita propriamente dita.
b) Escreva a equação química acima balanceada
Se uma peça de aço é imersa em um tanque que contém 1 litro de uma solução 0,5 mol/L de dicromato de potássio e submetida a uma corrente elétrica de 0,5 A durante 20 minutos.
c) Qual a massa de cromo que será depositada?
d) Qual será a concentração da solução de dicromato de potássio remanescente.