(SOMATÓRIA)
01) Em seus primórdios, a poesia e a filosofia gregas se desenvolveram fundamentalmente com o intercâmbio de obras escritas, propiciado pelo trabalho dos aedos, mercadores que negociavam essas obras em diversas cidades.
02) O desenvolvimento da filosofia, da matemática e de outras formas de conhecimento na Grécia Antiga, sobretudo em Atenas, deveu-se à abertura das cidades gregas ao intercâmbio comercial e cultural com outros povos.
04) A recusa de explicações preestabelecidas, presente no pensamento científico ocidental, é uma herança do pensamento filosófico grego em sua busca pelos princípios da realidade.
08) A cultura política grega influenciou a constituição de regimes que atribuem ao conhecimento técnico uma função decisiva na estabilidade das instituições políticas, em detrimento do debate público, fonte de conflito e de perda de eficiência.
16) Apesar de diversos povos da Antiguidade efetuarem cálculos matemáticos para fins práticos, foram os gregos, dentre eles Pitágoras, que transformaram a matemática em ciência, com deduções e raciocínios lógicos.