No decorrer do século XVIII, os Muras foram uma das nações indígenas que mais ofereceram resistência à colonização portuguesa na parte ocidental do então Estado do Maranhão e Grão Pará/Grão-Pará e Maranhão/Grão-Pará e Rio Negro – a qual corresponde ao atual Estado do Amazonas. Seus ataques repentinos aos nascentes núcleos coloniais – durante os quais ocorriam saques, cativeiros e mortes – provocavam um sentimento de insegurança e instabilidade, tornando-se uma grande preocupação para as autoridades da época, a ponto de algumas sugerirem o extermínio dos Muras. Todavia, no final do século XVIII, eles surpreenderam as autoridades portuguesas, quando pediram “paz e amizade”, o que significava sua submissão à ordem colonial. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que corresponde ao conjunto de razões que explicam esse “pedido de paz e amizade” por parte dos Muras:
Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2011
Fase Única
decorrer-seculo-XVIII1526999b71d
A
Os ataques anuais das Tropas Auxiliares da Capitania do Rio Negro e as diversas expedições punitivas; o gradual enfraquecimento dessa nação causado pelas epidemias; a necessidade de medicamentos e ferramentas dos brancos; a implacável guerra que os Mundurucus moviam contra eles.
B
A oferta de terras cultiváveis nos arredores da Fortaleza da Barra do Rio Negro e ferramentas agrícolas por parte das autoridades coloniais; a fuga de jovens Muras para as missões jesuítas no rio Madeira; a implacável guerra que os Maués moviam contra eles.
C
A promessa de terras cultiváveis nos arredores da Vila de São José do Maripi (rio Japurá) e ferramentas agrícolas por parte das autoridades coloniais; a fuga de jovens Muras para as missões carmelitas no rio Solimões; a implacável guerra que os Miranhas moviam contra eles.
D
Os ataques anuais das Tropas de Resgate da Capitania do Grão-Pará e as diversas expedições punitivas; o gradual enfraquecimento dessa nação causado por fome e alcoolismo; a necessidade de medicamentos e ferramentas dos brancos; a implacável guerra que os Omáguas moviam contra eles.
E
Os ataques anuais das Tropas de Resgate da Capitania do Gurupá e as diversas expedições punitivas; o gradual enfraquecimento dessa nação causado por fome e alcoolismo; a necessidade de medicamentos e ferramentas dos brancos; a implacável guerra que os Ticunas moviam contra eles.