Questão
Faculdade Ceres - FACERES
2014
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
democracia-ateniense113537d32c0
A democracia ateniense era uma democracia para poucos. Havia milhares de escravos que obviamente não tinham direito a voto. As mulheres e os metecos, que eram os “estrangeiros”, ou seja, todos os homens livres que não tinham nascido em Atenas, também não tinham direito à participação política. Portanto, a democracia ateniense, embora apreciada por representar uma avançada inciativa se comparada analogamente a outros sistemas da antiguidade, ainda preservava a restrição da política a uma minoria. Contudo, o seu aspecto deliberativo constitui-se num importante ponto de reflexão para a construção de um entendimento plausível sobre cidadania em nossos dias.

Em relação ao modelo democrático de Atenas, considerando as condições apresentadas no texto, podemos afirmar que:
A
Embora fosse um modelo representativo, suas qualidades e eficiência eram inquestionáveis.
B
A democracia ateniense reafirmou todos os valores já presentes em outros sistemas políticos, embora se diferenciasse deles no formato.
C
A democracia ateniense se apresenta como referencial para o mundo ocidental, embora haja falhas na maneira como é estruturado, assim como também há nos modelos democráticos usuais na atualidade que são representativos. No entanto, o modelo grego conserva seu valor pela iniciativa que representou no contexto de desenvolvimento da política na história.
D
Embora os escravos fossem considerados cidadãos aptos a participar do processo político, diferente das mulheres, o que os impedia era a falta de tempo para frequentar as assembleias.
E
O modelo democrático de Atenas é um referencial perfeito e inquestionável para o mundo ocidental, capaz de orientar a organização política dos países que visam consolidar sua democracia.