Questão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
2015
Fase Única
denominaca-Republica251a795e007
Discursiva
A denominação “República dos coronéis” refere-se aos coronéis da antiga Guarda Nacional que eram, em sua maioria, proprietários rurais com base local de poder. [...] O coronelismo representou uma variante de uma relação sociopolítica mais geral – o clientelismo –, existente tanto no campo quanto nas cidades. Essa relação resultava da desigualdade social, da impossibilidade de os cidadãos efetivarem seus direitos, da precariedade ou inexistência de serviços assistenciais do Estado, da inexistência de uma carreira no serviço público.

Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 6ª Ed. São Paulo: EDUSP/FDE, 1998.

Sobre a prática do coronelismo, assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Ocorreu no Estado Novo, período de 1937 a 1945, do governo de Getúlio Vargas, quando foram realizadas eleições para todos os cargos.

02. Prática exercida na República Velha, fase em que as eleições não eram secretas, permitindo que qualquer um pudesse saber em quem o eleitor votava, possibilitando o ―voto de cabresto‖.

04. O clientelismo iniciou-se em 1985 na Nova República, pois com a redemocratização, voltaram a ocorrer eleições em todas as instâncias de governo e para todos os cargos.

08. A Ditadura Militar (1964 a 1985), foi um período em que os militares, embora tenham derrubado o Governo Goulart e implantado novas diretrizes, mantiveram o multipartidarismo e eleições sob a vigilância dos coronéis que orientavam os eleitores pobres.

16. A prática de usar o voto como moeda de troca, que ainda hoje é constatada, teve origem na situação socioeconômica descrita no texto citado e hoje ainda está presente de maneira significativa em diversas regiões brasileiras.