Sobre “Os desastres de Sofia”, da coletânea A legião estrangeira(Clarice Lispector), assinale o que for correto. (LISPECTOR, C. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999).
01) A protagonista relata o caso de uma amizade sincera entre dois amigos que se tornaram confidentes, a ponto de um não conseguir guardar segredos para o outro. Essa protagonista afirma que, durante uma viagem a Petrópolis, os dois se desentenderam devido aos ciúmes que ambos nutriam em relação a Margarida.
02) Narrado em primeira pessoa, o conto focaliza a relação conflituosa estabelecida pela personagem protagonista, uma menina de nove anos, em relação ao seu professor. Sofia, estudante do curso primário, tinha sentimentos contraditórios: irritava-se com o professor e, ao mesmo tempo, sentia uma atração pela “controlada impaciência” (p. 11) que ele demonstrava.
04) O conto “Os desastres de Sofia”, publicado durante a primeira fase do Modernismo brasileiro, pode ser classificado como neorrealista devido à sua forte
vinculação com a realidade brasileira. A narrativa problematiza questões educacionais brasileiras da segunda metade do século XIX, e o comportamento de Sofia na sala de aula representa a desintegração da sociedade.
08) Embora seja possível perceber na narrativa as três unidades tradicionalmente pertencentes ao gênero literário conto (unidade de ação, unidade de tempo e unidade de espaço), a composição mostra sua modernidade/contemporaneidade no desenvolvimento da ação, pois os acontecimentos dispostos no enredo repercutem na consciência de Sofia.
16) O conto possui uma configuração intimista, perceptível na busca pela fixação na crise do sujeito, na sua consciência e inconsciência. Marcada pela introspecção, a narrativa apresenta uma compreensão subjetiva da realidade.