Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2005
Fase Única
desenvolvimento742057cf96
O desenvolvimento das plantas envolve grandes modificações. A partir de um embrião presente na semente, surge uma planta completa, com raízes, caule, folhas, frutos e sementes. Etapas fundamentais do desenvolvimento das plantas são controladas por hormônios vegetais, ou fitohormônios, os quais são produzidos em diferentes partes das plantas.

AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Conceitos de Biologia. V.2. São Paulo: Ed. Moderna, 2001 [adapt.].

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre fitohormônios, é correto afirmar que
A
a giberelina – hormônio produzido no caule – inibe o crescimento em altura, pois impede a divisão celular no meristema apical, promove a dormência das sementes e da raiz e estimula o amadurecimento dos frutos.
B
a citocinina – hormônio produzido no caule e nas folhas jovens – estimula o alongamento celular, promovendo o crescimento do caule e dos frutos e controla o fechamento dos estômatos em situação de deficiência hídrica.
C
o etileno potencializa o efeito das auxinas no crescimento dos frutos, sendo muito utilizado para produção de frutos sem sementes, a partir da aplicação do gás (etileno) sobre flores não fecundadas.
D
as auxinas causam o alongamento das células recém-formadas nos meristemas, promovendo o crescimento do caule e da raiz e atuam na dominância apical, através da inibição que exercem sobre as gemas laterais.
E
o ácido abscísico e a giberelina são hormônios produzidos na coifa. Eles têm como funções a inibição do crescimento e a abscisão foliar (queda das folhas de árvores que ocorre no outono).
F
I.R.