Questão
Universidade Estadual de Londrina - UEL
2024
1ª Fase
desmatamento-Cerrado1566ebbc7b4
O desmatamento no Cerrado tem causado sérios conflitos entre tatus-canastra (Priodontes maximus) e apicultores no Mato Grosso do Sul. Onde a vegetação nativa permanece intacta, o tatu-canastra, uma espécie ameaçada de extinção, tem cupins e outros insetos à vontade para se alimentar. Porém, em pontos cercados por estradas, pastagens e lavouras, o alimento fica escasso e eles atacam colmeias em busca de larvas de abelhas, causando prejuízo para os apicultores. O tatu-canastra é um “engenheiro ambiental”: suas tocas servem como áreas de coleta de sementes e detritos orgânicos, enquanto os túneis e montes de escavação influenciam a infiltração de água, a distribuição de nutrientes no solo e, consequentemente, a biodiversidade. As tocas são utilizadas por outras 70 espécies de animais para abrigo e procriação. Seus predadores naturais também são espécies ameaçadas, entre elas a onça pintada. A figura a seguir é uma representação simplificada das relações tróficas entre as espécies.



Com base na figura e nos conhecimentos sobre cadeias alimentares e conservação de espécies, assinale a alternativa correta.
A
O tatu-canastra é o predador de topo da cadeia alimentar do Cerrado, ocupando a posição de consumidor terciário.
B
O tatu-canastra mudou do segundo para o terceiro nível trófico da cadeia alimentar devido à redução de áreas naturais do Cerrado.
C
O papel do tatu-canastra como “engenheiro ambiental” faz com que ele ocupe a posição de consumidor primário, atuando na decomposição de detritos orgânicos.
D
O aumento de predadores naturais do tatu-canastra, como as onças pintadas, contribui com a infiltração de água e a distribuição de nutrientes no solo.
E
O tatu-canastra é consumidor secundário quando se alimenta de cupins e de larvas das abelhas das colmeias que ataca.