Sobre os destinos dos carboidratos produzidos na fotossíntese, assevera-se que:
I - Os carboidratos produzidos na fotossíntese fornecem à planta energia química e carbono para sintetizar as principais moléculas orgânicas das células.
II - Cerca de 50% da matéria orgânica produzida pela fotossíntese é consumida nas mitocôndrias das células das plantas pela respiração celular. O restante segue outros caminhos.
III - Grande parte das moléculas de carboidrato sintetizadas nas folhas é transportada para a planta toda sob a forma de sacarose. Assim que chega a uma célula não fotossintética, a sacarose é degradada e a glicose é utilizada na respiração; e energia liberada é empregada em grande variedade de reações, que sintetizam proteínas, lipídios e outros produtos.
IV - Quantidades consideráveis de glicose combinam-se formando o polissacarídeo celulose, especialmente nas células que ainda estão em crescimento.
V - A matéria orgânica excedente, produzida pela maioria das plantas, é estocada sob forma de amido, que pode ficar armazenado em células de reserva localizadas em raízes e tubérculos, também no estroma dos cloroplastos das partes verdes da planta, caso das folhas. Quando necessário, esse amido é degradado formando sacarose, que é transferida para o citosol, de onde é transportada para toda a planta pelos vasos condutores de seiva elaborada.