Questão
Universidade Federal do Paraná - UFPR
2008
2ª Fase
dioxido-carbono-CO2203133c2590
Discursiva
O dióxido de carbono (CO₂), presente naturalmente na atmosfera, ajuda a manter a temperatura de nosso planeta adequada, em média de 15 °C. Isso ocorre porque o CO₂ absorve parte da radiação eletromagnética na região do infravermelho refletida pela Terra. Todavia, o aumento da concentração de CO₂ na atmosfera tem aumentado o efeito estufa, elevando a temperatura média da superfície da Terra ao longo dos anos. A medição do teor de CO₂ em um ambiente é feita borbulhando-se uma amostra do ar, por um período de 24 horas, em uma solução contendo íons cálcio em meio alcalino. Observa-se a formação de uma fase sólida de cor branca, o carbonato de cálcio (CaCO₃). Segue, abaixo, o esquema empregado, bem como a reação química envolvida no processo.



Admitindo que todo o dióxido de carbono succionado tenha reagido, formando 200 mg de CaCO₃, e que esse último tenha sido a única fase sólida formada, pede-se:

a) Quais os valores de massa molar do dióxido de carbono e do carbonato de cálcio?

b) Qual o número de mols de CaCO₃ formado no período de amostragem?

c) Calcule a massa de CO₂, em gramas, succionada no período de amostragem. (Massas molares: C = 12, O = 16 e Ca = 40 g/mol.)