O dióxido de enxofre é um gás emitido juntamente com óxidos de carbono na queima de combustíveis fósseis em veículos e indústrias. Esse gás, produzido naturalmente nos vulcões, é usado em alguns processos industriais, como por exemplo, na produção de ácido sulfúrico. O dióxido de enxofre é obtido a partir da combustão de enxofre ou de pirita.
Outro óxido de destaque, é o óxido nítrico, um gás produzido em algumas células, que regulam o funcionamento de outras células, configurando-se como um princípio sinalizador em sistemas biológicos. Essa descoberta não só conferiu o Prêmio Nobel de Medicina em 1998 para Ignaro, Furchgott e Murad, como também abriu as portas para o desenvolvimento de tecnologias, inclusive na produção do Viagra®. Como fármaco, a produção do óxido nítrico começa com a reação entre SO₂, ácido nítrico e água, originando, além desse gás, o ácido sulfúrico. Como outro exemplo, tem-se o sulfeto de hidrogênio, um gás com odor de ovos podres e carne em decomposição.
Baseado nos conhecimentos sobre os gases, considere um recipiente de volume igual a 100 L a 127 °C, no qual foram adicionados 6,80 g de gás sulfídrico, 9,60 g de anidrido sulfuroso, 6,00 g de óxido nítrico e 6,60 g de anidrido carbônico. Responda:
a) Escreva a equação química da reação de produção do óxido nítrico.
b) Qual a pressão total do sistema, em equilíbrio?
c) Calcule as frações molares das substâncias.
d) Qual é a pressão parcial do gás de maior fração molar?
e) Com base na Lei de Graham, determine a velocidade de efusão do anidrido carbônico em relação ao gás sulfídrico.