Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2009
Fase Única
diversidade-especies994991fd32
A diversidade de espécies de briófitas é grande, sendo encontradas nos mais variados ecossistemas. Michel (1999)1 identificou 117 espécies de briófitas pertencentes a 63 gêneros e 38 famílias desenvolvendo-se sobre troncos de Araucaria angustifolia (Bert.) Kuntze, no Rio Grande do Sul. Muitas espécies são mencionadas pela primeira vez na América do Sul. A figura mostra o ciclo reprodutivo das briófitas. 

1MICHEL, E. L. Briófitas epífitas sobre Araucaria Angustifolia (Bert.) Kuntze no Rio Grande do Sul, Brasil. Tese (Doutorado), São Paulo, Instituto de Biociências – USP, 1999. 



Com base em seus conhecimentos e nos textos, é correto afirmar que as briófitas –  
A
vegetais em que a distribuição da água absorvida ocorre por simples difusão célula a célula, pois são avasculares – relatadas no texto, são parasitas de uma espécie do grupo das gimnospermas. 
B
vegetais em que a distribuição da água absorvida ocorre pelo xilema – relatadas no texto, desenvolvem-se sobre uma espécie angiosperma monocotiledônea, a qual se distribui por todas as regiões do Brasil. 
C
vegetais que se reproduzem tanto sexuadamente quanto assexuadamente – relatadas no texto, são parasitas de uma espécie angiosperma dicotiledônea, dioica, que distribuem-se apenas na Região Sul do Brasil. 
D
plantas que apresentam a geração esporofítica (2n) como predominante no ciclo reprodutivo – relatadas no texto, desenvolvem-se sobre uma espécie do grupo das gimnospermas, comum em locais de altas altitudes na Região Sul do Brasil. 
E
plantas que necessitam da água para a reprodução sexuada, pois o gameta masculino (anterozóide) é flagelado – relatadas no texto, desenvolvem-se sobre uma espécie do grupo das gimnospermas. 
F
I.R.