Os dois textos a seguir são capítulos da obra de Oswald de Andrade “Memórias sentimentais de João Miramar”, considerada pelo próprio autor como "o primeiro cadinho de nossa prosa nova". Considere-os para responder à questão.
3 . GARE DO INFINITO
Papai estava doente na cama e vinha um carro e um homem e o carro ficava esperando no jardim.
Levaram-me para uma casa velha que fazia doces e nos mudamos para a sala do quintal onde tinha uma figueira na janela.
No desabar do jantar noturno a voz toda preta de mamãe ia me buscar para a reza do Anjo que carregou meu pai.
75. NATAL
Minha sogra ficou avó.
ANDRADE, O. Memórias sentimentais de João Miramar e Serafim Ponte Grande. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1972.
Considerando a forma e a função com que a linguagem é utilizada nesses capítulos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A repetição do conectivo “e”, no primeiro excerto, é utilizada como recurso que visa à construção da imagem do narrador como uma criança, o que pode ser reforçado pela utilização de “papai” e “mamãe”.
II. Pertencente ao movimento Pau Brasil, “Memórias Sentimentais de João Miramar” apresenta como características recortes e montagens da linguagem com o propósito de mostrar-lhe a espontaneidade, a criatividade, tal como pode-se verificar em “[...] e o carro ficava esperando no jardim.” e em “Minha sogra ficou avó”.
III. Nos dois capítulos apresentados, constata-se um recurso estilístico e estrutural relevante para a literatura brasileira moderna, em sintonia com as experiências da vanguarda europeia, trazendo à prosa a linguagem sintética e o estilo telegráfico.