“... é absolutamente necessário concluir que o sangue se encontra em estado de movimento incessante; que é esse o ato ou função que o coração desempenha por meio da pulsação, e que essa é a única finalidade do movimento e da contração do coração.”
(FRIEDMAN, M. e FRIEDLAND, G. W. As 10 maiores descobertas da história. Companhia das Letras, 2000.)
Essa sentença, extraída do livro conhecido De motu cordis, escrito por William Harvey no século XVII, foi considerada pelos autores do livro As 10 maiores descobertas da Medicina como a declaração médica mais significativa jamais publicada. Considere a descrição de um dos experimentos realizados por Harvey abaixo e responda às questões apresentadas na sequência.
Ao observar o coração de uma cobra viva, Harvey obstruiu temporariamente vasos próximos ao coração. Quando obstruiu um dos vasos (vaso 1), observou que o coração empalidecia e parava de ejetar sangue. Quando obstruiu outro vaso (vaso 2), o segmento adjacente a ele e o próprio coração ficavam cheios de sangue.
a) Caso Harvey estivesse fazendo o experimento em um coração humano, identifique os vasos 1 e 2 e os respectivos lados do coração aos quais eles estão ligados.
b) Muitas vezes, em pacientes com problemas cardíacos, faz-se necessário o procedimento do cateterismo, através do qual um cateter é introduzido em um vaso sanguíneo e é conduzido até o coração. Para que o cateter atinja os vasos coronarianos, que irrigam a musculatura cardíaca, ele deve chegar ao coração pelo vaso 1 ou 2? Justifique sua resposta.