
Em entrevista ao site clicRBS, Marcia Cristina Bernardes Barbosa, professora e pesquisadora da UFRGS que assumiu a Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2023, respondeu sobre quando surgiu seu interesse pela física, pela pesquisa e pela docência.
“No Ensino Médio, minha escola pública, sem grana, ganhou uns experimentos da igreja local. O diretor me pediu para ir lá à noite montar. Achavam que eu era boa aluna e saberia fazer. Era uma aventura, todo dia eu tinha uma coisa para montar. Uma vez, tive que secar umas amostras. Em química, é importante secar bem devagar para cristalizar, evaporando devagar. Isso é bom fazer em um forno. Se você pensar em forno de micro-ondas, vou rir, porque não existia forno de micro-ondas, elétrico muito menos. O que fiz? Peguei tijolos de uma obra do colégio e uma resistência de casa. Fiz um forno elétrico caseiro. Caiu a rede de energia porque cometi um erro, mas arrumei e deu tudo certo”.
Vale destacar que Marcia Barbosa ganhou o Prêmio L’Oréal-Unesco em 2013, foi eleita membro da Academia Mundial de Ciências em 2019 e foi uma das “cientistas brasileiras que fizeram história” citada pela revista Forbes.
Fonte: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2023/04/marcia-barbosa-vejo-o-dialogo-muito-mais-potencializado-quando-temos-mulheres-no-poder-lgz6ma9z002m016xl2xz3293.html>. Acesso em: 15 maio 2023. (Adaptado)