Questão
Universidade de Uberaba - UNIUBE
2015
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
erosa-solos-e-fenomeno1561a19b76b
A erosão dos solos é um fenômeno natural e acontece em áreas onde existe certa declividade. O delta do rio Nilo, por exemplo, é historicamente conhecido pela deposição de sedimentos férteis que provêm da erosão dos solos na Etiópia, ou seja, em alguns lugares a erosão e a deposição dos sedimentos contribuem para a manutenção da fertilidade natural dos solos. Durante séculos, a fertilidade do rio Nilo se manteve, mas a construção de barragens, para controle do regime hídrico, alterou esse equilíbrio. Os problemas relacionados à erosão são agravados quando as taxas de perda de solo ultrapassam certos níveis naturais, o que normalmente resulta da falta de práticas conservacionistas.  

Adaptado de A. T. Guerra e M. do C. O. Jorge. Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2013, p.8.  

Sobre a temática da degradação dos solos e dos recursos hídricos, é CORRETO afirmar: 
A
A erosão do solo consiste no desgaste da superfície com remoção de partículas minerais (areia, argila, etc.) e matéria orgânica. 
 
B
O processo de erosão dos solos é causado apenas por agentes externos, denominados intemperismo químico, como a água (chuva, rios e mar), gelo e vento. O material erodido é transportado pela água, vento ou gelo e acumula-se no fundo de rios e la gos, configurando o assoreamento.  
 
C
A evidência da intensificação da erosão em zonas tropicais são rios com coloração turva, por vezes avermelhada, pois carregam reduzida quantidade de sedimentos. 
 
D
A reduzida carga de sedimentos nos rios das zonas tropicais decorre do desmatamento em grande escala, inclusive das matas ciliares. 
 
E
Nas áreas urbanas periféricas, o desmatamento indiscriminado atenua os processos erosivos. No entanto, a urbanização desordenada, sem técnicas de conservação do solo, acentua tais processos.