A erosão dos solos e o deslizamento de encostas, na sua forma mais abrangente, é resultado de uma sucessão de fatores condicionantes, sejam eles naturais ou humanos que estão, na maioria das vezes, associados às transformações socioespaciais de perímetros urbanos. Os mecanismos de rupturas geomorfológicas, mesclada à intervenção antrópica, em determinados ambientes, podem acarretar a perda de vidas, além de causar prejuízos materiais e econômicos.
Nos grandes centros urbanos os deslizamentos assumem, frequentemente, proporções catastróficas, uma vez que os inúmeros cortes, aterros, depósitos de lixo, desmatamentos, modificações na drenagem, entre outras agressões, geram novas relações com os fatores condicionantes naturais associados à geomorfologia e à geologia.
FERNANDES, N. F. et al. Condicionantes geomorfológicos dos deslizamentos nas encostas: avaliação de metodologias e aplicação de modelo de previsão de áreas susceptíveis. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 2, n. 1, 2001. Disponível em: http://www.lsie.unb.br/. Acesso em: 19 fev. 2022 (adaptado).
Baseado em elementos centrais do enunciado, marque a alternativa correta sobre as características que ocasionam os deslizamentos de terra: