Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
escravida-indios-teve88e3c9df73
A escravidão dos índios teve início após a chamada fase de escambo ou de colonização de feitorias (1500 –1530). O trabalho compulsório dos indígenas foi utilizado na construção dos primeiros engenhos, plantações de cana de açúcar e núcleos coloniais. Entretanto, a partir da segunda metade do século XVI, o escravo africano passou a substituir o cativo indígena nas áreas mais prósperas da colônia portuguesa, isto é, naquelas áreas mais fortemente vinculadas ao mercado atlântico.

Em relação ao cativeiro do índio e à escravidão do negro, é correto afirmar que:
A
Os índios eram considerados, na época, “indolentes” e incompatíveis com as atividades agrícolas.
B
A introdução de escravos africanos na economia colonial atendia aos interesses metropolitanos, aumentando os lucros dos traficantes e gerando tributos para a Coroa Portuguesa.
C
A ação dos Jesuítas e da Coroa Portuguesa em defesa da liberdade dos índios impediu a escravidão dos nativos por parte dos colonos.
D
A escravidão africana, a partir do final do século XVI, foi generalizada para toda a América Portuguesa, representando o fim do cativeiro indígena.
E
Os africanos eram tecnicamente mais avançados do que os ameríndios brasileiros, que ainda estavam na Idade da Pedra. Outrossim, os africanos aceitavam melhor o cativeiro, enquanto os indígenas eram mais propensos à fuga.
F
I.R.