Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2013
Fase Única
especie-vegetal171c981251b
Uma espécie vegetal apresenta folhas com borda lisa e limbo sem pilosidade, condicionados por um alelo dominante para cada caráter. Entretanto, a espécie apresenta uma variação mutante em que as folhas apresentam a borda serrilhada e o limbo é pubescente (com pelos), caracteres condicionados por um alelo recessivo para cada caráter. Quando plantas homozigotas para folhas com borda lisa e limbo sem pilosidade foram cruzadas com plantas de folhas com bordas serrilhadas e limbo pubescente, gerou uma descendência (F1) inteiramente constituída por plantas com folhas de borda lisa e limbo sem pilosidade. O cruzamento-teste entre a geração F1 com plantas de folhas com borda serrilhada e limbo pubescente gerou a seguinte descendência: 43,5% de plantas com folhas de borda lisa e limbo sem pilosidade; 43,5% de plantas com folhas de borda serrilhada e limbo pubescente; 6,5% de plantas com folhas de borda lisa e limbo pubescente e 6,5% de plantas com folhas de borda serrilhada e limbo sem pilosidade. 

*UR = unidade de recombinação

É correto afirmar que os genes para esses caracteres
A
apresentam segregação independente, ou seja, não estão localizados no mesmo par de cromossomos homólogos. A geração F2, oriunda da autofecundação da geração F1, apresenta a segregação de 9:3: 3:1.
B
não segregam independentemente, pois estão ligados, ou seja, estão localizados no mesmo par de cromossomos homólogos. A distância entre os dois locos gênicos é de 6,5 UR ou 6,5 centimorgan.
C
apresentam segregação independente, ou seja, não estão localizados no mesmo par de cromossomos homólogos. A geração oriunda do retrocruzamento de F1 com a planta dominante para ambos caracteres apresenta a proporção de 1:1:1:1.
D
não segregam independentemente, pois estão ligados, ou seja, estão localizados no mesmo par de cromossomos homólogos. A distância entre os dois locos gênicos é de 13 UR ou 13 centimorgan.
E
apresentam segregação independente, ou seja, não estão localizados no mesmo par de cromossomos homólogos; entretanto, ocorre epistasia recessiva, ou seja, o alelo de um gene impede a expressão do alelo do outro gene.