Nos espelhos côncavos, as imagens formadas possuem características distintas, dependendo da posição do objeto em relação ao espelho. A posição e o tamanho das imagens formadas por esses espelhos podem ser determinados geometricamente pelo comportamento dos raios de luz que partem do objeto e são refletidos após incidirem sobre o espelho. Embora sejam muitos os raios que contribuem para a formação das imagens, há três raios que nos auxiliam a determinar mais simplificadamente suas características. As figuras a seguir são representações de luz incidindo em um espelho côncavo: (a) passando pelo seu centro de curvatura, (b) incidindo pelo vértice e (c) incidindo paralelamente ao eixo principal.


Considerando essas três propriedades para determinar as características da imagem de um objeto colocado na frente de um espelho côncavo, atribua V. (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Se o objeto estiver antes do centro de curvatura, sua imagem é menor, invertida e virtual.
( ) Se o objeto é colocado no centro de curvatura, a imagem será do mesmo tamanho que o objeto e se forma atrás do espelho.
( ) Estando o objeto entre o centro de curvatura e o foco, obtém-se uma imagem maior, invertida e real que pode ser projetada em um anteparo.
( ) Se o objeto estiver no foco do espelho, os raios refletidos pelo espelho são paralelos, ou seja, não se forma imagem.
( ) A única região onde se obtém uma imagem ampliada, direita e virtual, é aquela em que objeto está entre o foco e o vértice.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.