

Sobre esse capítulo e o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, é correto afirmar:
I. O personagem Brás Cubas, exteriorizando sua vocação científica e humanitária, decidiu produzir um remédio excepcional, cujo efeito era o de combater a hipocondria e amenizar a tristeza das pessoas.
II. Por se definir como um “defunto autor”, que, após a morte, narra sua própria vida, em primeira pessoa, Brás Cubas se sente mais livre para expor sua visão de mundo, seus deslizes e as verdadeiras razões de seus atos.
III. A invenção de um remédio que curaria os males humanos, uma panaceia universal e a narrativa desenvolvida por um morto são traços que revelam o caráter de realismo fantástico que pode ser atribuído a essa obra.
IV. Apesar de escrever em outro momento literário, Machado de Assis, nesse texto, revela seu apreço aos principais traços da linguagem própria do Romantismo, por utilizar metáforas e de comparações com muita frequência.
V. Ao se dirigir ao leitor, comunicando-se diretamente com ele, o narrador o exorta a julgar ou a posicionar-se sobre os fatos narrados ou sobre a própria narrativa, guiando sua leitura, numa espécie de controle sobre a recepção de seu texto pelo público.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a